O GIS desempenha um papel fundamental na gestão e conservação dos recursos hídricos, listamos alguns pontos que envolvem sua utilização:
O monitoramento da qualidade da água utilizando o GIS possibilita:
Essas ações podem ser realizadas de forma local ou online, previnem a escassez de água e diversos tipos de doenças, protegendo a saúde pública.
O monitoramento e mapeamento de áreas riscos, auxilia na análise de áreas afetadas por enchentes, rompimento de barragens, entre outros eventos, podendo gerar alertas a comunidade da área diretamente afetada pelo desastre.
Os estudos dos dados espaciais e climáticos permitem também que os órgãos públicos possam tomar medidas preventivas para reduzir os danos à população para este tipo de desastre, ou até mesmo o resgate de possíveis vítimas do ocorrido.
Através de painéis e mapas operacionais, é possível gerar dados sobre a escassez de água em determinados locais e conscientizar a população por meio de campanhas, conteúdos educativos ou até mesmo alertas via SMS ou e-mail, por exemplo.
Nesse caso, o papel dos meios de comunicação das prefeituras e órgãos responsáveis pelo saneamento básico dos municípios, é fundamental para que a informação abranja toda a população.
Contamos com a expertise de nossos profissionais para o entendimento profundo no negócio, aliando as possibilidades que a inteligência geográfica oferece.
Quer saber mais sobre estas soluções? Entre em contato conosco.
Sugestões para você