Opt

3 maneiras de usar o GIS na gestão e conservação de recursos hídricos

O GIS desempenha um papel fundamental na gestão e conservação dos recursos hídricos, listamos alguns pontos que envolvem sua utilização:

Monitoramento da qualidade da água

O monitoramento da qualidade da água utilizando o GIS possibilita:

  • A realização de estudos de águas subterrâneas que compõem o maior reservatório de recursos hídricos, auxiliando na geração de mapas de vulnerabilidade e grau de confinamento hidráulico.
  • Gerenciar e rastrear contaminantes, com a possibilidade de acesso e manutenção destas informações, podendo-se evitar contaminação de aquíferos, interferências nos cursos d’água e diminuição no escoamento de base dos rios.
  • O suporte para monitoramento constante dos mananciais, com o objetivo de evitar o desmatamento das matas ciliares, prevenir erosões, acompanhar ocupações irregulares em áreas de nascentes e corpos hídricos. 

Essas ações podem ser realizadas de forma local ou online, previnem a escassez de água e diversos tipos de doenças, protegendo a saúde pública.

Prevenção de desastres naturais relacionados à água

O monitoramento e mapeamento de áreas riscos, auxilia na análise de áreas afetadas por enchentes, rompimento de barragens, entre outros eventos, podendo gerar alertas a comunidade da área diretamente afetada pelo desastre.

Os estudos dos dados espaciais e climáticos permitem também que os órgãos públicos possam tomar medidas preventivas para reduzir os danos à população para este tipo de desastre, ou até mesmo o resgate de possíveis vítimas do ocorrido.

Conscientização pública

Através de painéis e mapas operacionais, é possível gerar dados sobre a escassez de água em determinados locais e conscientizar a população por meio de campanhas, conteúdos educativos ou até mesmo alertas via SMS ou e-mail, por exemplo.

Nesse caso, o papel dos meios de comunicação das prefeituras e órgãos responsáveis pelo saneamento básico dos municípios, é fundamental para que a informação abranja toda a população.

Soluções

Contamos com a expertise de nossos profissionais para o entendimento profundo no negócio, aliando as possibilidades que a inteligência geográfica oferece.

 Quer saber mais sobre estas soluções? Entre em contato conosco.

Escrito por

Sidnei Rodrigues

Sugestões para você

Integração do ArcGIS e do Activy Directory para criação de procedimentos Uma das grandes vantagens da Esri é a facilidade de integração com provedores de …
ArcGIS Online, um conjunto de Novidades!!! O ArcGIS Online é uma plataforma que está em constante evolução. Neste mês a @Esri lançou uma nova atualização …