
Adeus, ArcGIS Web AppBuilder! É hora de migrar as aplicações para o Experience Builder
ARTIGOGIS
Alaor Bianco - CTO
8/4/20253 min read
➡️ Quando o ArcGIS Web AppBuilder será descontinuado?
➡️ Como migrar minhas aplicações do Web AppBuilder para o Experience Builder?
➡️ Vale a pena migrar agora para o Experience Builder?
Se essas também são as suas dúvidas, você está no lugar certo. Neste artigo, vamos esclarecer os principais pontos sobre o fim do Web AppBuilder e te ajudar a entender por que e como se preparar para essa transição.
O ArcGIS Web AppBuilder trouxe grandes facilidade para os usuários da plataforma ArcGIS.
Com ele, qualquer usuário conseguia configurar uma aplicação personalizada para um propósito específico, incluindo seu mapa, funcionalidades específicas, consultas pré-definidas, simbologia, temas e uma infinidade de widgets. Tudo isso podia ser facilmente compartilhado com pessoas ou grupos específicos.
Isso foi sensacional, porque disseminou o uso de informações geográficas dentro das empresas e facilitou o acesso de todos com essas aplicações simples e focadas. E as pessoas usaram! Usaram muito o Web AppBuilder. Não é nada difícil encontrar clientes com centenas (sim, no plural!) de aplicações publicadas.
Mas agora é hora de migrar!
ArcGIS Web AppBuilder
O ArcGIS Web AppBuilder foi lançado em 2014 (time flies!) e foi desenvolvido em cima da API 3.x do Javascript, que por sua vez, foi descontinuada em julho de 2024.
Ao longo do tempo, o Web AppBuilder passou a existir em três versões: ArcGIS Online, no ArcGIS Enterprise e uma versão Developer. Dependendo das versões que você usa vai ter caminhos diferentes para migrar, mas uma coisa que precisa ficar clara é: o que significa migrar!
Migrar significa refazer sua aplicação em alguma alternativa nova. Não é simplesmente instalar uma versão nova e tudo estará magicamente funcionando, mas vou dar mais detalhes a diante.
Vamos entender melhor: Histórico
Se você usa o Web AppBuilder no ArcGIS Online, ele será descontinuado no Q1 de 2026. Depois disso, as aplicações existentes vão continuar funcionando, mas não será possível criar aplicações e nem editar as que já existem.
Não serão lançadas correções (bug fix) ou melhorias, não terá suporte disponível e a Esri não irá endereçar incompatibilidades de navegadores, sejam elas funcionais ou de segurança.
Se você é usuário do ArcGIS Online
A última versão do ArcGIS Enterprise que inclui o Web AppBuilder é a 11.5, lançada em maio de 2025. Quem estiver usando até esta versão poderá contar com o Web AppBuilder conforme o ciclo de vida declarado da versão, ou seja, vai funcionar até a versão ser descontinuada. Neste caso poderá contar com o suporte técnico, bug fix e correções críticas de segurança, mas não haverá melhorias nem novas funcionalidades.
A partir da versão 11.5 do ArcGIS Enterprise, o Web AppBuilder não estará mais disponível.
Ou seja, se você estiver usando uma versão mais recente, não há alternativa: o Web AppBuilder não poderá ser utilizado.
Se você é usuário do ArcGIS Enterprise
A versão Developer já havia sido descontinuada no ano passado, junto com a Javascript API 3.x.
As aplicações devem continuar funcionando, mas não serão lançadas correções (bug fix) ou melhorias, não terá suporte disponível e a Esri não irá endereçar incompatibilidades de navegadores, sejam elas funcionais ou de segurança.
E se você usa a versão Developer?
Como já mencionado, a migração significa criar uma aplicação nova em alguma das alternativas da versão atual da plataforma ArcGIS.
➡️ O substituto natural é o ArcGIS Experience Builder, que também é um configurador de aplicações como Web AppBuilder. Nem todas as funcionalidades e widgets que existem no Web AppBuilder estão (e alguns, inclusive, nem estarão) disponíveis no Experience Builder. Clicando aqui você pode visualizar a matriz de compatibilidade entre esses dois produtos.
➡️ Na grande maioria dos casos, será possível configurar manualmente uma nova aplicação no Experience Builder, com base na aplicação antiga do Web AppBuilder, sem grandes impactos funcionais. Assista ao vídeo e confira um exemplo prático dessa abordagem.
➡️ Também vale a pena conhecer alguns outros produtos ArcGIS que podem substituir as aplicações do Web AppBuilder, como ArcGIS Instant Apps, ArcGIS Dashboards, e ArcGIS StoryMaps.
Migração das aplicações
Conte com a OPT para migrações seguras
Para os itens customizados do Web AppBuilder, geralmente aqueles desenvolvidos na versão Developer, dificilmente vai ter alternativa senão redesenvolver.
Algumas customizações mais simples talvez estejam disponíveis em alguma funcionalidade nova da plataforma, mas tipicamente essas customizações eram para cumprir processos corporativos, acesso a dados corporativos ou integrações com outros sistemas e, neste caso, vai ter que redesenvolver no Experience Builder.
Conte conosco para garantir uma migração segura e eficiente, tanto das suas aplicações customizadas quanto do seu Ambiente GIS. Estamos prontos para apoiar sua empresa nessa transição, minimizando riscos , com foco na eficiência e otimização dos seus resultados.
Vamos bater um papo sobre seu ambiente GIS?
SOLUÇÕES
SERVIÇOS GIS
PRODUTOS
QUEM SOMOS


Entre em contato
Mande um e-mail
Carreiras
Nosso Endereço
Siga-nos nas redes
Av. Dr. Nelson d'Ávila, 1837 - Sala 701/702
Jd. São Dimas, São José dos Campos - SP
2025 OPT Geosolutions for Life. Todos os direitos reservados.
Suporte