Case: Como construir alicerces para o GIS Corporativo que habilita o crescimento futuro
CASESENERGIA ELÉTRICA
OPT
Na OPT, atuamos em diferentes setores: Agro, Florestal, Utilities e Logística, e apesar das diferenças entre eles, há um desafio em comum: gerenciar grande número de ativos, seus dados e amplas áreas operacionais que exigem precisão, organização e inteligência geográfica.
Hoje, vamos mostrar isso na prática com um case de uma de nossas clientes do setor elétrico, uma das principais transmissoras do país, presente em 11 estados brasileiros.
Contexto PDGEO
O trabalho foi iniciado por meio de um PDGEO, para entender um pouco mais sobre este serviço, clique aqui.
Nesta fase, o diagnóstico e a elaboração do plano de trabalho permitiram o mapeamento das necessidades das áreas usuárias da empresa e o entendimento a médio e longo prazo dos objetivos internos norteando, então, a escolha do melhor SIG para a estruturação dos dados e aplicações.
Como resultado do estudo conduzido no PDGEO, as análises indicaram que a melhor opção seria manter o licenciamento do ArcGIS Enterprise, uma plataforma completa para análise espacial e gerenciamento de dados.
Ao longo do desenvolvimento do diagnóstico, detalhamos e sugerimos as melhores práticas e aplicações GIS para atendimento das áreas envolvidas.
Pensando no gerenciamento de dados, seja das fases prévias, de implantação ou operação, foi criado um Portal GIS, onde estão consolidadas aplicações pensadas para os setores de Meio Ambiente, Fundiário, Engenharia e Projetos e O&M.
Portal GIS


O objetivo principal do Portal GIS, é funcionar como um sistema integrador com múltiplas aplicações práticas, como exemplificaremos a seguir:
A área de meio ambiente contou com três grandes aplicações: Gestão de Subestações, Gestão de Programas Ambientais (subdivido em implantação e operação), e Gestão de Faixa de Servidão.
Cada aplicação conta ainda com uma série de dashboards que compilam as informações de forma a facilitar a gestão e as tomadas de decisão sobre os temas de interesse.
Como exemplo, a aplicação de Gestão de Faixa de Servidão contemplou os seguintes temas:
➡️Monitoramento de Roço;
➡️Corte Seletivo de Árvores;
➡️Prevenção, Monitoramento e Controle de Processos Erosivos;
➡️Supervisão Ambiental.
E o banco de dados foi estruturado da seguinte forma:


Página do hub de Meio Ambiente
Página inicial do Portal GIS
Já a área de Engenharia e Projetos contou com uma aplicação de Gestão de projetos em fase de implantação, por meio de coleta de dados em formulários Survey123 e dashboards interativos para os equipamentos listados abaixo:


Para a área de Engenharia e O&M, 4 das 6 aplicações contaram com integração com outros sistemas. São aplicações mais robustas e complexas, ressaltando a importância de alocação de uma equipe multidisciplinar, com analistas GIS e programadores experientes a fim de construir juntos, aplicações que atingem um elevado nível de maturidade.
Página inicial do hub de Engenharia e Projetos
Alguns exemplos de integrações desenvolvidas:
➡️Integração com EqM, sistema de gestão da manutenção adotado na empresa;
➡️Integração do sistema de frotas já utilizado com GIS: a integração inclui a visualização da localização em tempo real dos veículos da companhia e dados do veículo/condutor.
Estes dados também foram integrados à aplicação de emergências, apontando os veículos mais próximos em caso de necessidade de atendimento de urgência;
➡️Integração do sistema de monitoramento climatológico: abrange dados de previsão do tempo, medição de pluviosidade e vento, além do histórico de descargas elétricas visando assim prover maior compreensão do território e das causas sobre desligamentos das linhas de transmissão;
➡️ Monitoramento de queimadas: contempla a integração de dados do BD QUEIMADAS INPE, mostrando os focos de calor na proximidade dos ativos com a emissão de alertas. Conheça a nossa solução de queimadas clicando aqui.
Integrações
OPT Tracer
Para os setores de engenharia, planejamento e expansão, o destaque se deu em torno do esforço necessário para o planejamento de traçados e modelagem de cenários de alternativas locacionais.
Foi baseado nessas necessidades que desenvolvemos o OPT TRACER, uma solução capaz de:
De forma automatizada, o usuário consegue modelar cenários que indicarão o traçado ótimo considerando os inputs configurados, comparação quantitativa entre eles e custo associado, saiba mais acessando o nosso StoryMap.
Uma vez estruturado o banco de dados, aplicações e formulários de coleta de dados, a empresa passou a ter um sistema centralizado, refletindo dados seguros e confiáveis disponíveis para toda a companhia.
Para garantir a continuidade do bom funcionamento das aplicações, é fundamental o acompanhamento constante, para isso, existe o AMS, ou serviço de gerenciamento de aplicações, que visa garantir que a aplicação seja executada com desempenho máximo e da forma mais eficiente possível. Quer conhecer mais sobre este serviço? Acesse o nosso artigo.
Além de treinamentos constantes, visando reforçar as boas práticas aos colaboradores ativos, e apresentá-las aos novos.


Para nós, é gratificante cocriar projetos em parceria com essa empresa brasileira de transmissão de energia que atua na expansão do Sistema Interligado Nacional.
E é claro, fazer a diferença nos seus resultados, contribuindo para o dia a dia dos colaboradores e para a evolução dos processos. Aqui, evoluímos juntos!
Parceria de sucesso
Se deseja descobrir como as soluções OPT podem impulsionar o seu negócio, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.
Vamos conversar?
SOLUÇÕES
SERVIÇOS GIS
PRODUTOS
QUEM SOMOS


Entre em contato
Mande um e-mail
Carreiras
Nosso Endereço
Siga-nos nas redes
Av. Dr. Nelson d'Ávila, 1837 - Sala 701/702
Jd. São Dimas, São José dos Campos - SP
2025 OPT Geosolutions for Life. Todos os direitos reservados.
Suporte
