De acordo com o UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar (2022), o Brasil é o maior produtor global de cana-de-açúcar. A cultura passou por uma revolução tecnológica nas últimas décadas, com a adoção de práticas sustentáveis e a extração de novos subprodutos.
Segundo o Ministério da Economia, o Brasil é o país que tem maior participação relativa dos biocombustíveis em sua matriz de transportes e o maior exportador mundial de açúcar. Além disso, 19,1% do total de energia consumida no Brasil, tanto para transporte, quanto para geração de energia elétrica, é derivado da cana-de-açúcar.
Um dos grandes desafios no cultivo da cana-de-açúcar é o monitoramento de pragas nas lavouras que consiste em verificar a sua existência, avaliar os danos e prejuízos que podem ocorrer e definir o momento correto para a aplicação de defensivos ou outros métodos de controle.
As atividades de monitoramento de pragas em uma lavoura de cana-de-açúcar iniciam antes mesmo da realização da operação do plantio. A presença de lagartas remanescentes na palhada e, existência de pragas não controladas, são alguns dos fatores que podem afetar negativamente as lavouras de cana.
Um procedimento que pode melhorar o conhecimento das interações e, consequentemente, proporcionar maior taxa de acerto na escolha do manejo adequado no controle de pragas é a implantação de um Sistema de Monitoramento, que registrará:
– A ocorrência de pragas em áreas de observação mantidas sem aplicação de herbicidas;
– Tipos de tratamentos químicos empregados;
– A eficácia de controle das principais espécies;
– Informações relevantes sobre clima, solo e manejo da cultura.
O banco de dados resultante será uma fonte de consulta para melhor entender as interações e proporcionar o melhor tipo de manejo para as áreas que necessitam de intervenção.
Há mais de onze anos, a OPT (parceira da empresa Esri, fabricante do ArcGIS) vem desenvolvendo soluções GIS para o segmento de bioenergia, promovendo a digitalização dos processos de negócios através do uso da inteligência geográfica.
Com a experiência adquirida no desenvolvimento de soluções para gestão de ativos agrícolas, integração entre sistemas e máquinas agrícolas (parceira John Deere para desenvolvimento de soluções que integram máquinas e sistemas baseados em GIS), automação de processos e integração entre os sistemas de informações em uso nos principais grupos de bioenergia, a OPT é a parceira mais qualificada para apoiar a sua empresa no desenvolvimento de soluções para gestão (monitoramento e controle) de pragas em lavouras de cana-de-açúcar.
Quer saber mais sobre essa solução?
Entre em contato conosco: info@opt.com.br
Escrito por
Marcelo Peinado
Função: Especialista GIS para Agricultura
Sugestões para você