A experiência de estágio é a porta de entrada para muitos profissionais no mercado de trabalho, independentemente da área escolhida.
Você se lembra de como foi seu início? Aquele frio na barriga, a animação para começar algo novo, a abertura para constante aprendizado… certamente, foi um momento marcante na sua trajetória pessoal e profissional.
Para entender como surgiu o Dia do Estagiário, vamos voltar no tempo. Em 18 de agosto de 1982, foi publicado o Decreto n° 87.497, que regulamentou os direitos e deveres dos estagiários. Essa data se tornou um marco anual para reconhecer e valorizar a contribuição dos estagiários em diferentes setores.
Reunimos os colaboradores que iniciaram sua jornada na OPT como estagiários para um bate-papo descontraído sobre o início na empresa, os desafios enfrentados, as lições e os aprendizados adquiridos ao longo do processo.
Dos veteranos aos novatos, cada um tem sua própria experiência, mas o que os une é o propósito de abraçar oportunidades para crescer!
Vamos conhecer a história e o depoimento de cada um deles?
Seu início foi marcado por um momento que seus colegas chamaram de “incubadora” onde, junto com Luis Belo, ficou imerso sobre os projetos da OPT. No começo, sentia um pouco de receio nas atividades que realizava, mas foi percebendo que o ambiente de trabalho era acolhedor e confortável, passando a se sentir mais confiante. E busca incentivar essa confiança em seus colegas.
Atualmente, o Luiz Prianti é Analista Desenvolvedor na OPT.
Quando entrou, a empresa não tinha toda estruturação que tem hoje. Ele realizou alguns cursos indicados pelos gestores, pois não conhecia muito bem o que era GIS. Contou com o apoio de colegas mais experientes na área, o que facilitou o aprendizado e domínio das atividades envolvidas no dia a dia.
Atualmente, o Luis Belo é Desenvolvedor Pleno na OPT.
Entrou como estagiário GIS em um projeto do setor Elétrico, alternando com algumas demandas de suporte, passando a ser estagiário dessa área depois de um tempo. Veio de uma experiência de consultoria ambiental, então no começo não tinha muito contato com programação. O que ele entendia mesmo era sobre vetorização e criar mapas. Foi na área de suporte que aprendeu a codar, a se adaptar e conhecer mercados diferentes. Pouco tempo depois, foi efetivado na empresa.
Atualmente, o Vavá é Analista de Suporte na OPT.
Quando entrou, não sabia nada sobre GIS, pois na faculdade que se formou esse assunto não era muito falado. No começo teve bastante dificuldade, mas contou com apoio de colegas para resolver os problemas que surgiam. Apesar dos “tempos difíceis”, ele percebeu que conseguiu passar por aquilo e aprendeu muita coisa durante o processo.
Atualmente, o Gabriel é Analista Desenvolvedor na OPT.
Quando iniciou sua jornada na empresa, não conhecia sobre o “Mundo GIS” , mas foi realizando alguns cursos que os gestores disponibilizam para os novos colaboradores. Conhecendo um pouco mais sobre GIS, ele realizou algumas atividades de suporte.
Atualmente, o Christian é Analista Desenvolvedor na OPT.
Sua maior dificuldade no começo foi entender o que era GIS, pois nunca teve contato com isso. Além disso, começou a desenvolver 6 meses antes de entrar na empresa. Novato nesses dois mundos, Yago foi estudando, sendo inserido em projetos e teve muito apoio dos seus colegas.
Atualmente, o Yago é Analista Desenvolvedor na OPT.
No começo, teve dificuldades para entender todos os projetos da empresa e as tecnologias utilizadas. Mas, seus colegas foram abertos, se colocando à disposição para ajudar. Depois de realizar os cursos e treinamentos iniciais, Jonas foi participando de algumas demandas de projetos, aplicando praticamente todos os aplicativos da suite do ArcGIS, aprendendo a exibir os dados e mapas necessários. E ele está pronto para assumir novos desafios!
Em um ano que está na empresa, aprendeu muita coisa, principalmente ligado à GIS (que não conhecia muito) e contou com apoio de colegas para aprimorar seus conhecimentos.
Quando iniciou na empresa, Mari participou de um projeto de Agro junto com seu colega ex-stag (Gabriel), e teve ele como referência técnica para apoiá-la nas atividades e demandas que precisasse. Ela reconhece que era mais tímida quando entrou e a questão de saber pedir ajuda e conversar com colegas mais experientes foi essencial para perder essa timidez.
Cada estagiário que inicia sua jornada na OPT agrega ao time, contribuindo com seus conhecimentos, habilidades e motivações para enfrentar os desafios propostos.
Em nossa cultura, incentivamos a troca de experiências entre todos os colegas e o apoio mútuo nas atividades e demandas.
Na OPT, incentivamos a troca de experiências entre todos os colegas e o apoio mútuo nas atividades e demandas. Valorizamos uma jornada leve, tranquila e descomplicada, sempre buscando inovar para tornar nosso ambiente de trabalho mais autêntico.
Preparamos um book com registros e fotos de atividades que já aconteceram por aqui. Confira:
Nos últimos anos, desenvolvemos ações para marcar a jornada dos estagiários na OPT. No processo de efetivação, os colaboradores recebem o ‘Golden Ticket’, reconhecendo o fim de um ciclo para abertura de um novo passo na carreira, recheado de desafios e oportunidades.
Os mais novatos, recebem uma camisa personalizada para representar o time de estagiários, trazendo um dos nossos valores: Evoluir juntos!
Os estagiários desempenham um papel essencial na OPT, trazendo consigo novas ideias, energia e uma perspectiva fresca que impulsiona a inovação e o crescimento. Eles não apenas contribuem para o sucesso dos projetos com seu talento e dedicação, mas também se desenvolvem como profissionais, aprendendo e aprimorando suas habilidades em um ambiente real de trabalho.
Ao investir no desenvolvimento desses futuros profissionais, a empresa não apenas enriquece seu presente, mas também cultiva o potencial que impactarão seu futuro.
Parabenizamos todos estagiários e estagiárias que passaram e estão por aqui!
Somos uma empresa de Geosoluções, focada em tecnologia e pensamento espacial. Com 14 anos de experiência, desenvolvemos soluções que fazem a diferença na rotina das empresas, otimizando recursos e impulsionando resultados.
Nosso propósito que é cocriar com colegas e clientes, evoluindo juntos. Se identifica com nossos valores? Acompanhe nossas redes sociais e fique de olho nas oportunidades que surgirem!
Ou, envie seu CV para carreira@opt.com.br e faça parte do nosso banco de currículos.
Escrito por
Thaís Perez
Analista de Marketing
Últimos conteúdos