Opt

Grandes Líderes Não Têm Regras

Pretendo comentar um pouco sobre alguns aprendizados e reflexões que ocorreram durante o início do período da pandemia e alguns hábitos que eu mudei depois disso.

O início da pandemia deve ter sido difícil para todos em geral. Nessa época a jornada de trabalho aumentou consideravelmente, veio a novidade do trabalho remoto, uma série de afazeres foram incorporados, uma série de iniciativas lançadas, estávamos todos perdidos querendo fazer tudo ao mesmo tempo e agora! Parece o caos, mas em outros aspectos é cômodo! O que?! Cômodo?! Ah sim… eu passei a ver vários pontos de comodismo nesse comportamento padrão!

Entre um livro e outro teve um que me chamou atenção em especial, chama-se “Grandes Líderes Não Têm Regras”. Um título controverso, uma leitura que vai contra o senso comum, mas que me intrigou e me fez refletir em muitos pontos. Vale a leitura, fica como sugestão, mas tire suas próprias conclusões e reflita também.

O ponto que me chamou atenção em especial foi sobre valorizar o meu tempo. Valorizar cada minuto do meu dia. O tempo é um dos seus recursos mais escasso, você nunca terá de volta um minuto gasto. Tratar o tempo como um recurso escasso te faz reavaliar todo o seu sistema de valores. Esse é um exercício diário (ou melhor, um exercício de cada minuto!) que ajuda a ser mais pragmático e objetivo. Ainda sobre o tempo, tem um capítulo que fala sobre colocar na agenda tudo que você precisa fazer. Ao invés de listas de tarefas que você nunca cumpre, agende todas as tarefas que você precisa executar. Aqui entra a questão do comodismo, é muito cômodo ou no mínimo conveniente querer abraçar o mundo e querer colocar tudo na sua lista de afazeres. É muito cômodo aceitar tudo e não discutir nada. É uma maneira muito boa de evitar confronto, discussões e é uma maneira muito eficiente de se evitar pensar.

Agendar tudo criou uma percepção de escassez de tempo que me obrigava a refletir sobre o real valor de cada coisa que eu fazia. Me obrigava a refletir sobre importância, urgência, tendência etc. Me fez perceber que eu não precisava de uma jornada maior ou mais horas num dia, eu precisava era gerir melhor o que eu tinha. A gestão só existe porque as coisas são finitas! Se as pessoas, tempo e dinheiro fossem infinitos não precisava ter gestão, era só fazer tudo! Quando você marca uma data, ela chega! É bem mais difícil procrastinar uma coisa agendada do que com uma lista sem datas. O tempo é um grande investimento e você como um grande investidor quer sempre maximizar o retorno dos seus investimentos. Isso inclui respeitar a agenda das outras pessoas. Cada um tem seus horários de maior criatividade, maior disposição, cada profissional cria a sua agenda otimizando suas tarefas com os seus estados de energia. Respeite isso! Isso é maximizar os resultados dos seus investimentos. Não é porque você só tem um horário vago na sua concorrida agenda, que você deve marcar uma reunião com a sua equipe justamente nesse horário, o horário de pico de performance de sua equipe. Leve em consideração maximizar os resultados dos seus investimentos, é sua função como líder.

Eu vejo muita gente querendo digitalizar o velho mundo analógico, mas muita coisa mudou. Essa nova fase exige de nós disciplina, planejamento, organização, mas acima de tudo respeito e empatia. Reflita sobre isso, reflita sobre os melhores arranjos para maximizar os resultados dos seus times. É sua missão como líder levar as pessoas onde sozinhas talvez fosse mais difícil de chegar.

Há 11 anos a OPT GIS vem desenvolvendo soluções de inteligência geográfica e transformação digital. 

Quer conhecer nossas soluções?

Visite a pagina: www.optgis.com.br

Escrito por

Alaor Bianco

Função: Especialista em Tecnologia
https://www.linkedin.com/in/alaorbianco

Sugestões para você

Como extrair anexos de serviços no ArcGIS Server Existem vários tipos de dados que podem ser coletados em campo e armazenados para serem consultados e …
O uso da Segmentação Semântica no aprimoramento da classificação de imagens A inteligência artificial (IA) transforma o aspecto de aprendizagem das máquinas. Entre ajustes de …