Olá pessoal neste tutorial vamos aprender como integrar o QGIS com PostgreSQL + PostGIS, bem como vamos praticar alguns exemplos de consultas espaciais.
Para a acompanhar este tutorial é necessário acessar os seguintes links e instalar as dependências, por favor procurem instalar a versão de longa duração:
Para apresentar o tutorial foi criado o banco TUTORIAL_ARTIGO_LINKEDIN e neste banco é necessário adicionar a extensão espacial do PostGIS. A extensão pode ser adicionada através da interface do pgAdmin ou com a seguinte consulta:
CREATE EXTENSION POSTGIS;
Vamos utilizar os dados das unidades federativas da Brasil nos exemplos, vocês podem baixar estes dados clicando AQUI.
Para importar shapefiles para o PostgreSQL é necessário utilizar a ferramenta PostGIS 2.0 Shapefile and DBF Loader Exporter, esta ferramenta é instalada automaticamente no momento que o PostGIS é instalado.
Primeiramente é necessário informar os parâmetros de conexão com o PostgreSQL, o banco de interesse e verificar a mensagem com o resultado da operação.
Em seguida é necessário informar o local do arquivo, o sistema de referência espacial e verificar a mensagem com o resultado da operação.
Primeiramente é preciso acessar o gerenciador de dados, escolher PostgreSQL e clicar em novo, na nova janela que será apresentada é preciso informar os parâmetros de conexão com o banco, testar a conexão e verificar se a mesma foi realizada com sucesso, para finalizar é preciso escolher a conexão que foi criada e conectar. Em seguida é preciso acessar a opção Banco de dados e selecionar a opção Gerenciador de BD.
Na nova janela do Gerenciador BD que será apresentada é preciso selecionar o banco que foi realizada a conexão na etapa anterior, clicar no botão que mostra a janela para consultas SQL, fazer uma consulta e executar a mesma. Neste Exemplo foi realizado uma consulta simples para retornar todos os registros e colunas do shapefile que foi importado para o banco nas etapas anteriores do tutorial. Após executar a consulta é possível carregar o resultado na área de vista do mapa no QGIS informando a coluna do identificador único, a coluna da geometria e um nome para a camada.
Quando adicionamos o resultado de uma consulta no mapa a mesma consulta é realizada a cada interação com o mapa, este comportamento pode atrapalhar dependendo da finalidade da análise e consumo dos recursos da máquina. Para evitar este tipo de comportamento é possível criar views e adicionar as mesmas no mapa para realizar as análises.
Exemplo 1 – Obter o retângulo mínimo envolvente para a UF = SP
Exemplo 2 – Criar 50 pontos aleatoriamente dentro do retângulo mínimo envolvente do exemplo 1
Exemplo 3 – Obter o centroide das unidades da federação
Exemplo 4 – Fazer a união das unidades da federação por região
Bem pessoal eu preparei alguns exemplos para mostrar para vocês como essa integração do QGIS com PostgreSQL + PostGIS é legal e caso vocês tenham interesse em aprender mais sobre este assunto por favor acessem a documentação do PostGIS clicando AQUI e continuem aprendendo muitas outras consultas espaciais.
Há 11 anos a OPT GIS vem desenvolvendo soluções de inteligência geográfica e transformação digital.
Quer conhecer nossas soluções?
Visite a pagina: www.optgis.com.br
Escrito por
Diego Rodrigues
Função: Analista Desenvolvedor
https://www.linkedin.com/in/Diego Rodrigues/
Sugestões para você