Monitoramento de Ativos do Setor Elétrico

OPT

O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte e são os sistemas de transmissão que integram as diferentes fontes de produção de energia e possibilitam o suprimento do mercado consumidor.

O Brasil tem mais de 170mil km de linhas de transmissão operando hoje e mais de 9 mil geradoras de energia ao longo de todo o território nacional, e a operação do sistema requer atenção especial aos ativos. Porém, garantir a integridade desse território tão importante para a infraestrutura nacional é um desafio, já que o monitoramento de áreas extensas requer muitos recursos, além de envolver riscos inerentes a ida ao trabalho in loco.

Pensando nisso, o OPT MONITORA une a automação e a larga escala do sensoriamento remoto para promover o monitoramento de eventos de interesse. Com ele é possível monitorar danos e anormalidades nas áreas desejadas, melhorando a gestão de ativos com ferramentas analíticas para tomada de decisão.

Nossa aplicação na prática

Ao longo dos seus anos em operação em uma grande transmissora com atuação no Brasil, o OPT MONITORA foi essencial para a gestão de XXX km de ativos, identificando invasões nas faixas de servidão, evidenciando cicatrizes de queimadas, supressão irregular de vegetação, dentre outras ocorrências.

Adicionalmente às detecções periódicas, o monitoramento contínuo ao longo dos anos, propiciou à transmissora:

1 - Gerar histórico de informações

Um histórico detalhado melhora a capacidade de resposta às ocorrências em faixas de servidão, permitindo uma alocação mais eficiente de recursos e estratégias para uma resposta mais rápida em caso de emergências. 

2 - Identificar períodos de ocorrências em determinados trechos de diferentes ativos

Com o monitoramento e gestão dos dados é possível entender padrões sazonais, identificar os locais de mais suscetibilidade a ocorrências - como incêndios, invasões, erosões, desmatamento - e em quais períodos do ano acontecem.  

3- Organizar campanhas ambientais

Após criação de histórico, é possível planejar campanhas para prevenção e correção imediata, isso inclui ações como:   

- Direcionar equipes nos locais para rápida ação em caso de incidentes;  

- Engajamento com partes interessadas como governo, empresas, ONGs e comunidades locais para prevenção e combate a incêndios e apoio da mídia.  

4- Redução de custos

O monitoramento remoto reduz a necessidade de inspeções em campo, evitando que equipes sejam alocadas em áreas de difícil acesso, e esteja sujeita aos riscos inerentes ao trabalho in loco.

5- Evitar gastos com combustível e redução de emissão de CO2

Já parou para pensar no impacto ambiental gerado pela emissão de carbono e os gastos com combustível decorrente dos deslocamentos das equipes envolvidas em inspeções de campo programadas?  

Por meio da tecnologia, conseguimos evitar a emissão de CO2 e reduzir gastos.  

Além disso, o uso do OPT MONITORA proporciona visibilidade quanto à integridade dos ativos, possibilita o envio de alertas sobre alterações nas suas áreas de interesse, apresenta os dados de ocorrência em gráficos e espacialmente, gera relatórios para as ocorrências etc.

Confira alguns exemplos de detecções: 

Operação em nossa cliente

Detecção de cicatriz de queimadas

Detecção de invasão em faixa de servidão

Quer levar essa solução para sua empresa? Entre em contato conosco através do formulário a seguir!

Vamos conversar!