Opt

Como está o nível de maturidade do GIS na sua empresa?

Maturidade GIS

A implantação de um Sistema de Informação Geográfica orientado pela OPT utiliza como referência o modelo de maturidade para GIS Corporativo proposto por EVEN KEEL (2008). 

Este modelo contempla cinco níveis: 

Nível 1: Entusiastas

O GIS é utilizado por um grupo de colaboradores da empresa como suporte em algumas atividades. As licenças são obtidas de maneira individual, em versão desktop, os dados coletados são descartados após o uso.

Nível 2: Departamental

O GIS existe na empresa em apenas um, ou, em poucos departamentos. Podem existir compartilhamentos de dados e serviços, mas não há uma centralidade na administração dos dados.

 É natural que nessa fase, percebendo a facilidade que a tecnologia traz aos processos, os departamentos que já utilizam a tecnologia, queiram propagar e compartilhar dados e experiências entre as equipes.

Nível 3: Centralizado

Buscando consolidar e melhorar a qualidade da base de dados, neste nível, a empresa estabelece uma unidade centralizada, que disponibiliza os serviços GIS por meio de solicitações formalizadas. 

A aquisição de tecnologia de maneira centralizada e compartilhada resulta em redução de custos e otimização dos recursos.

Nível 4: Integrado

O GIS faz parte de diversos processos da empresa. Visando otimizar o uso da tecnologia, é realizada integração com aplicações corporativas. 

O grupo de tecnologia GIS dentro da empresa inicia o processo de desenvolvimento de um plano estratégico para o desenvolvimento técnico e sustentabilidade de suas operações.

Nível 5: Corporativo

O plano estratégico de tecnologia GIS e corporativo estão alinhados, aumentando a eficiência dos processos e auxiliando nas tomadas de decisões dentro da empresa. 

A tecnologia GIS se integra nos sistemas corporativos e seus atributos são inseridos nos bancos de dados espaciais, permitindo aplicações personalizadas em dispositivos móveis que se integram aos diversos sistemas e processos da organização.

Conte conosco

O plano estratégico de tecnologia GIS e corporativo estão alinhados, aumentando a eficiência dos processos e auxiliando nas tomadas de decisões dentro da empresa. 

A OPT entende que uma implantação orientada deve iniciar seguindo as premissas do nível 3, contando com a estruturação de um banco de dados centralizado e integrado com as diferentes áreas usuárias.

Nesse processo, é elaborado um cronograma a longo prazo para alcançar os níveis 4 e 5.

Conte conosco para construir um plano diretor de geoprocessamento, visando orientar a implantação ou crescimento GIS na sua empresa.

Marcos Vilela

Escrito por

Marcos Vilela

Função: Especialista GIS para Energia e Meio Ambiente 

https://www.linkedin.com/in/vilelageo/

 

Sugestões para você

OSRM – Open Source Routing Machine Você provavelmente já deve ter utilizado serviços que mostram a rota entre dois ou mais pontos como Google Maps, …
Chegou a ArcGIS Platform o novo lançamento da Esri O ArcGIS Platform é o novo lançamento da Esri no modelo “PaaS” (Platform as a Service) …