Opt

Qual o impacto das plantas daninhas em um canavial?

O impacto das plantas daninhas em um canavial

A presença de plantas daninhas ou invasoras pode ocasionar perdas de até 85% num canavial, ou seja, caso não estejam atentos ao manejo adequado, produtores do setor podem ter prejuízos significativos a depender do tamanho das áreas infestadas.  

Além disso, o tamanho do impacto está diretamente associado ao tempo em que as plantas invasoras permanecerem nos canaviais, em especial, nos primeiros 90 dias de seu ciclo. 

No ano de 2020, os custos associados à gestão e controle de plantas daninhas nas usinas brasileiras foi de aproximadamente R$ 500 milhões

Como identificar as plantas daninhas?

Estamos vivenciando a era do Agro 5.0, portanto, a agricultura de precisão já é uma realidade no setor e, o uso de sensores permite a identificação e a caracterização das plantas daninhas no canavial.  

Uma boa câmera acoplada a um drone, permite capturar imagens com resolução de até 5 cm e identificar áreas com pequenas reboleiras

Quer saber mais sobre o Agro 5.0? Confira neste artigo: Agro 5.0: quais são os impactos dessa inovação para o agronegócio?

Como fazer o controle das plantas daninhas em áreas já infestadas?

Para o controle de plantas daninhas em áreas já infestadas, é importante que exista uma solução automatizada que processe as imagens do aerolevantamento e seja capaz de detectar a presença das daninhas e apontar com precisão a sua localização.

Qual sistema permite processar as imagens de drones, identificar e caracterizar rapidamente as áreas com presença de plantas daninhas?

O Monitora é um produto da OPT destinado ao monitoramento remoto de grandes áreas. É uma aplicação web que permite o monitoramento de eventos de interesse utilizando dados de satélites ou aeronaves, processamento digital de imagens, técnicas de aprendizado de máquinas e inteligência artificial. ​ 

Qual é a finalidade do OPT Monitora?​

Melhorar a gestão dos ativos, monitorando remotamente danos e anormalidades nas áreas de interesse com ferramentas analíticas que auxiliem a tomada de decisão. 

Quais são as vantagens da identificação e caracterização das plantas daninhas através do OPT Monitora?

A seguir, algumas vantagens que os produtos da OPT oferecem quando integrados a um sistema de gestão e controle de plantas daninhas: 

  • Otimiza a aplicação de herbicidas somente nos locais de infestação; 
  • Minimiza o dano ambiental; 
  • Auxilia na tomada de decisão sobre qual herbicida utilizar; 
  • Diminui a quantidade de herbicidas necessária para o controle de daninhas; 
  • Permite utilizar imagens capturadas durante a realização de outros tratos culturais no canavial; 
  • Auxilia na estimativa das quantidades de herbicidas que devem ser aplicadas;
  • Previsibilidade para determinar as estratégias de manejo.
Conte conosco!

Entre em contato conosco para mais informações.

Escrito por

Marcelo Peinado

Função: Especialista GIS para Agricultura 

https://www.linkedin.com/in/marcelopeinado

Sugestões para você

Nos últimos dias fizemos alguns testes com o ArcGIS Enterprise on Kubernetes e gostaríamos de dividir um pouco dessa experiência com todos e aproveitar para discutir alguns pontos de arquitetura corporativa para o GIS.
ArcGIS Online, um conjunto de Novidades!!! O ArcGIS Online é uma plataforma que está em constante evolução. Neste mês a @Esri lançou uma nova atualização …