Opt

Governança de Ambiente GIS: Confira o que é e qual a sua importância

Governança Ambiente GIS

Governança é um termo abrangente e muito comentado nas empresas, alguns níveis são mais comuns, como: Governança Corporativa, Governança de TI, Governança de Dados, enquanto a Governança de Ambiente GIS ou mesmo a Governança de Sistemas são um pouco menos comuns. Quando falamos de governança, nem sempre é muito claro seu significado, sua importância e como implementá-la. Alguns níveis ainda estão em sua infância e possuem um amplo espaço para evoluir. 

Vamos começar entendendo o que significa Governança

Pelo dicionário temos a seguinte definição “Ação, resultado ou efeito de governar ou de se governar (orientar);” e num sistema de governo é muito importante o “controle” e a “transparência”. Para atingirmos esse controle e transparência, definimos papéis, responsabilidades e relações dos atores envolvidos e dos objetivos definidos. Estabelecemos um conjunto de regras, políticas, processos e maneiras de se monitorar e verificar seu cumprimento e aderência a realidade.  

O tema é tão importante e relevante que existe o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) dedicado a ele. A B3 tem um índice exclusivo para ações de empresas que possuem uma governança corporativa diferenciada, chamado Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada ou IGC. 

Governança de TI

No universo da TI, temos a Governança de TI. Podemos entender como a forma de alinhar sua estrutura aos objetivos estratégicos e metas financeiras da empresa, definindo formas de gerenciar, controlar e garantir a qualidade dos processos na geração de produtos e serviços de TI. O que se busca aqui é promover maior segurança às informações, controle de processos, métricas de desempenho, otimização de recursos e suporte para tomada de decisões. 

Governança de Ambiente GIS

Quando falamos de Governança de Ambiente GIS estamos falando de tudo que se passa entre: o momento em que um dado é coletado ou produzido, até o momento que decisões são tomadas baseadas nele. Estamos preocupados em: 

Estabelecer os papéis e responsabilidades 

Definir qual departamento ou equipe é responsável por um conjunto de dados, qual periodicidade ele precisa ser atualizado, quais critérios serão utilizados para garantir sua qualidade, mapear quais processos de negócio envolvidos na produção e uso destes dados, quais restrições de segurança precisam ser implementadas, quais metadados são necessários para descrever estes dados e facilitar sua descoberta, uso e entendimento.  

Recursos para produzir os dados 

Licenças e ferramentas necessárias para produzi-lo, qual infraestrutura é adequada para produzir e distribuir esses dados e quais controles serão adotados para garantir a rastreabilidade destes dados desde sua origem.  

Prejuízos causados pela falta de dados confiáveis

Dados confiáveis e de qualidade viram insumo para a elaboração do sonhado suporte para tomada de decisões. Estes dados serão insumos para: produzir os relatórios de sustentabilidade ou os relatórios de relação com investidores; elaboração do planejamento dos próximos ciclos de investimentos ou definidas as estratégias de expansão; e, orientar o planejamento operacional ou planejamento da produção. A ausência de dados qualificados pode causar prejuízos como: 

  • Falta de credibilidade nas apresentações e relações institucionais.
  • Planejamentos baseados em “achismo” e consequentemente menos assertivos.
  • Estagnação ou ausência de estratégias de expansão.
  • Baixa eficiência operacional.

Para garantir o cumprimento das estratégias da empresa e uma melhor tomada de decisões, é necessário ter mais responsabilidade, em relação a produção dos seus dados, e isso requer uma boa Governança.  

Continue acompanhando os conteúdos sobre Ambiente GIS.
Alaor Bianco

Escrito por

Alaor Bianco 

Diretor de Tecnologia e Produtos na OPT

https://www.linkedin.com/in/alaor

Sugestões para você

O ArcGIS Pro 2.7 chegou e vem trazendo muitas novidades! Vamos falar de uma das novidades dessa nova versão do ArcGIS Pro, o Mobile Geodatabase. …
Utilizando polígonos na aplicação web de forma Off-line Você pode clonar o código completo da aplicação através do repositório PoligonosOffline no GitHub. Para instalar as dependências execute …