Opt

O que você deve saber antes de decidir quem deve administrar seu ambiente GIS

O que você deve saber antes de decidir quem o ajudará a administrar seu ambiente GIS

A cada dia que passa o “onde” se torna mais relevante e crucial para as empresas, mas os sistemas de informações geográficas, ou simplesmente GIS, são sistemas complexos e que geralmente se diferem muito dos demais sistemas corporativos. Possuem uma série de termos técnicos próprios, muitas configurações sensíveis que podem impactar a disponibilidade e performance do site. Muitos dos nossos clientes colocam o GIS Corporativo sob responsabilidade da TI, outros preferem criar uma área própria para administrar esse ambiente tecnológico.

Ambiente GIS

No cenário de ambientes administrados pela TI, nem sempre existe um especialista GIS que consiga identificar os problemas e orientar soluções. E às vezes, mesmo existindo um especialista que oriente, a execução dos procedimentos é complexa. Um caso clássico são clientes pedindo auxílio para resolver lentidão no sistema em operações de edição, o que tipicamente nos leva a perguntar sobre a árvore de versionamento. Nem sempre é sabido o que é uma árvore de versionamento, quanto mais saber se ela está adequada ou se é a culpada, e se for a culpada, como resolver?

Outro caso recorrente são servidores com alto consumo de CPU, que pode ser uma coisa simples como um mapa publicado com dados em outro sistema de coordenadas que exigem reprojeção on the fly, mapas sem configuração adequada de exibição de camadas por escala ou uma simbologia muito complexa para o volume de dados.

A disponibilidade dos ambientes GIS se encontra em estado crítico, estas aplicações estão mais presentes nas operações das empresas e cada vez menos se tolera paradas, degradação de performance ou demora em restabelecer os serviços. Temos muitos clientes implantando ferramentas sofisticadas de monitoramento do ambiente tecnológico, o que obviamente é algo muito positivo, mas nem sempre é o bastante se isoladamente.

Os melhores resultados são obtidos com uma sistemática de monitoramento, com processos de governança adequados para o ambiente GIS, rotinas e intervenções proativas no ambiente e o suporte de uma equipe de especialistas para atender os incidentes e auxiliar na definição das melhores estratégias de operação.

Acompanhe os conteúdos sobre o assunto

Ao longo do mês, publicaremos conteúdos sobre o Ambiente GIS Corporativo e como o nosso time de especialistas poderá auxiliá-lo a garantir que as aplicações funcionem corretamente, sejam executadas com desempenho máximo e da forma mais eficiente possível, evitando prejuízos que erros, panes ou falhas de configuração podem trazer. Acompanhe!

Alaor Bianco

Escrito por

Alaor Bianco 

Diretor de Tecnologia e Produtos na OPT

https://www.linkedin.com/in/alaor

Sugestões para você

UC_NEWS_#3: ArcGIS Enterprise on Kubernets Afinal, como ter acesso aos seus conteúdos geoespaciais a qualquer momento com rapidez? Atualmente, o crescimento da quantidade de conteúdo …
Integrando o QGIS com o PostgreSQL + PostGIS Olá pessoal neste tutorial vamos aprender como integrar o QGIS com PostgreSQL + PostGIS, bem como vamos …