Qual o cenário da safra de laranja para 2025/26? Saiba todos os detalhes com a divulgação do Fundecitrus

AGRONEGÓCIOSARTIGO

Thaís Perez Sega - Analista de Markting

5/21/20253 min read

A PES - Pesquisa de Estimativa de Safra é desenvolvida pelo Fundecitrus desde 2015.

No dia 09 de maio, foi realizada a divulgação de safra de laranja referente a 2025/26. Continue acompanhando esse artigo para conferir os números apresentados!

A estimativa divulgada pelo Fundecitrus, aponta para uma produção de 314,6 milhões de caixas de 40,8 kg no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro.

Esse volume representa um crescimento de 36,2% em relação à safra anterior (2024/25), que foi de 230,87 milhões de caixas de laranja. A safra do ano passado foi uma das menores nos últimos 30 anos.

➡️ Clique aqui e saiba mais sobre os resultados da última safra.

Segundo Juliano Ayres (Diretor-executivo do Fundecitrus), que apresentou os resultados da Safra 2025/26, o cenário é promissor, pois “Estamos voltando para os patamares de uma safra média, não é uma supersafra, mas é uma boa safra. O que traz um alívio para o setor.”

Estimativa da safra de laranja 2025/26

Além dos tratos culturais realizados pelo produtor, adubação e irrigação adequadas, e o controle das pragas da doença, o clima foi o principal fator para o aumento da safra.

Conheça nossa solução de Monitoramento para detecção de estresse hídrico

Principais fatores para o aumento da safra de laranja 2025/26

Clima muito seco e quente compromete a safra, principalmente no momento do pós-florescimento. De acordo com o Juliano Ayres, outro fator importante foi o número de árvores adultas somado ao número de frutos por árvore que levaram ao crescimento avaliado na safra.

Resumo dos principais fatores:

🌦️ Clima favorável: A segunda florada foi beneficiada por chuvas bem distribuídas entre outubro e dezembro de 2024, após um período de seca que afetou a primeira florada. Essa segunda florada representa 70% da estimativa total de produção.

🍊 Melhor manejo dos pomares: Houve avanços em nutrição, irrigação e controle de pragas e doenças, resultando em uma carga abundante nas plantas, com 617 frutos por árvore, 30% a mais do que na temporada passada.

💹 Aumento de árvores produtivas: O novo censo do Fundecitrus identificou 182,7 milhões de árvores produtivas, espalhadas por 362 mil hectares, representando uma expansão de 7,5% no total de plantas em produção.

Outros destaques:

➡️ Produtividade média estimada: 869 caixas por hectare, com 1,72 caixa por árvore, recuperando-se da queda expressiva verificada na safra passada.

➡️ Peso médio das laranjas: Estimado em 158 gramas no ponto de colheita, discretamente inferior ao peso médio registrado na safra anterior.

➡️ Queda de frutos: A taxa de queda projetada foi de 20%, 2,2 pontos percentuais maior do que a da safra anterior, relacionada ao aumento da severidade do greening e à colheita mais tardia.

Desde 2020, a OPT colabora com o Fundecitrus, personalizando a plataforma ArcGIS e desenvolvendo sistemas inovadores para a Pesquisa de Estimativa de Safra de laranja.

Seguimos orgulhosos em apoiar tecnologicamente o Fundecitrus há cinco anos, contribuindo para a PES, um trabalho crucial para a tomada de decisões em um mercado de impacto nacional e global.

Quer levar nossas soluções para sua empresa? Entre em contato!

A OPT apoia tecnicamente os projetos do Fundecitrus desde 2020

Entre em contato e conheça nossas soluções!