Opt

Utilizando polígonos na aplicação web de forma Off-line

Você pode clonar o código completo da aplicação através do repositório PoligonosOffline no GitHub. Para instalar as dependências execute o comando npm install em um terminal aberto na pasta do projeto.

Explicando o código back-end

A explicação será focada nos itens relacionados à leitura, formatação e, por fim, apresentação off-line dos dados geográficos em uma aplicação web. Para dúvidas relacionadas à express rotas, recomendo os seguintes materiais: Introdução Express/Node e Roteamento no Express.

O formato da Query para ler atributos e geometrias é mostrado na figura abaixo. No código é utilizado Knex para conectar e realizar operações no banco de dados. A função raw é utilizada para executar código SQL de forma literal na consulta, o que permite utilizar funções exclusivas do banco, como no caso geometry do SQL Server.

Em seguida é realizada uma formatação dos dados em GeoJSON para serem interpretados pelo OpenLayers e, por fim, o dado formatado é retornado como resposta da requisição.https://github.com/priantf/LearningPythonAPI

Explicando o código front-end

No código HTML destacado abaixo é definido a div onde o mapa será apresentado com os dados.

As dependências do front-end são apenas duas: o OpenLayers é utilizado para exibir dados de mapas em navegadores da Web. O proj4 é utilizado para definir o datum do mapa do OpenLayers nas linhas 121 à 126 do script map.js.

pulo-do-gato desse artigo está no método getLayer do map.js.

IndexedDB é uma forma de armazenar dados no navegador do usuário.

Com ele você pode criar aplicações web com possibilidade de fazer query sem necessidade de conexão, suas aplicações podem funcionar tanto online quanto off-line. 

Sempre importante verificar a compatibilidade do IndexedDB com a versão dos navegadores.

Depois de requisitar os dados no back-end, é criado o indexedDB chamado Poligonos, dentro dele é criada uma tabela chamada poligonos e nela são inseridos os dadosPor fim, a camada é adicionada ao mapa.

O resultado por trás das cenas no Google Chrome:

A partir desse dado armazenado diretamente no navegador, é possível utilizá-lo localmente sem necessidade de novas requisições ao back-end.

A aplicação rodando:

Depois desses passos, algumas perguntas podem ser levantadas, como:

E se o dado for atualizado no banco SQL Server, como poderá ser atualizado no IndexedDB?

E se o dado for editado no IndexedDB e precise ser salvo no SQL Server?

etc…

Para essas ou qualquer outra ideia de implementação com IndexedDB deixo uma das minhas citações favoritas:

“Nós só podemos ver um pouco do futuro, mas o suficiente para perceber que há muito a fazer”. Alan Turing

Há 11 anos a OPT GIS vem desenvolvendo soluções de inteligência geográfica e transformação digital. 

Quer conhecer nossas soluções?

Visite a pagina: www.optgis.com.br

Escrito por

Luiz Prianti

Função: Analista Desenvolvedor
https://www.linkedin.com/in/Luiz Prianti/

Sugestões para você

Como realizar análises espaciais diretamente do navegador Atualmente existem muitas empresas que apresentam informações em mapas online, este tipo de recurso é muito interessante devido …
Descubra como desenvolver seu próprio Dashboard Em Aquarela Toquinho canta que “com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo” neste artigo vou te …