aerial photo of farm

Desenvolvimento de Aplicação GIS: Serviços para EUDR

CASESSETOR FLORESTAL

Agora que já exploramos cada tipo de serviço GIS, chegou a hora de mostrar sua aplicabilidade em cases reais e iniciaremos com o Desenvolvimento de Projeto Personalizado.

Fundada em 2010, nossa cliente do setor florestal é uma das empresas mais competitivas e inovadoras do setor de celulose do mundo. Com uma operação altamente produtiva e totalmente mecanizada, um parque industrial moderno e autossuficiente em energia renovável, produz celulose de alta qualidade, utilizada por clientes em todos os continentes.

Neste contexto, ela precisava se adequar a Europen Union Deforestation Regulation (EUDR), uma nova regulação da União Europeia para exportação de 7 commodities, incluindo seus derivados, saiba mais sobre a regulamentação clicando aqui.

Desafio: EUDR e a nova regulamentação europeia

Com a aprovação da Regulamentação da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), o bloco europeu estabeleceu novas exigências para a importação de produtos como madeira:

Só poderão ser comercializados produtos originados de áreas que não tenham sido desmatadas após 31 de dezembro de 2020, mesmo que o desmatamento seja legal ou as áreas possuam certificações.

Publicamos um artigo sobre as exigências da EUDR nas exportações de madeira do Brasil, acesse e fique por dentro do assunto.

Como a União Europeia é um dos principais destinos da celulose brasileira, e nossa cliente está entre as grandes fornecedoras do bloco, fomos acionados para desenvolver uma Solução para automatização da emissão da Avaliação Ambiental Integrada de Imóvel Rural, para atendimento à Certificação Florestal (FSC/PEFC) e EUDR.

Objetivo do projeto

O principal objetivo deste projeto é desenvolver um mecanismo automatizado capaz de integrar diferentes bases de dados geoespaciais e gerar informações confiáveis para suporte à tomada de decisão.

Entre as principais funcionalidades, destacam-se:

➡️Automatização da verificação de desmatamento: utilização de imagens de satélite e dados públicos para identificar se as áreas destinadas ao plantio de florestas comerciais apresentam indícios de desmatamento após as datas críticas.

➡️Geração automatizada de relatórios ambientais: consolidação de diagnósticos ambientais, situação fundiária, presença em áreas protegidas e alertas de desmatamento, oferecendo uma visão integrada e atualizada do cenário territorial.

Desenvolvimento

O escopo da solução envolve a integração e análise de dados públicos voltados ao diagnóstico ambiental e à identificação de potenciais áreas de desmatamento. O processo é automatizado a partir da análise comparativa de imagens de satélite, permitindo detectar alterações na cobertura vegetal por meio de uma abordagem multitemporal.

A partir da inserção do número do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e dos polígonos das áreas produtivas potenciais, o sistema gera de forma automatizada a Avaliação Ambiental Integrada. Adicionalmente às análises de desmatamento, as áreas também são avaliadas quanto ao bioma, embargos, localização frente à Unidades de Conservação e territórios de comunidades tradicionais, terras indígenas, sítios arqueológicos, dentre outros.

O sistema realiza a emissão automática de relatórios, reunindo informações essenciais, como:

Emissão de relatórios

Neste artigo, trouxemos um projeto desenvolvido para atender à necessidade de um de nossos clientes em relação à nova regra, mas nossa atuação vai muito além disso.

Além do monitoramento e da automatização da verificação de desmatamentos e de relatórios ambientais, também trabalhamos no desenvolvimento da integração com sistemas legados, constituindo uma solução robusta e completa por meio de:

➡️Conexão com ERP: importação de dados de compras, contratos e notas fiscais.


➡️Conexão com sistemas de produção: registro de entrada de madeira, identificação de lotes, volumes processados etc.


➡️Conexão com sistemas de controle de estoque: garantindo a rastreabilidade em todo o fluxo interno.

Projetos EUDR

Sabemos que adequar-se às exigências da EUDR é um desafio para as empresas do setor florestal. Por isso, temos atuado de forma estratégica no desenvolvimento de soluções GIS que otimizam e automatizam esse processo de conformidade.

Fazer parte dessa jornada ao lado de uma empresa que acumula recordes de produção e vendas, avanços tecnológicos em todas as áreas e certificações nacionais e internacionais que comprovam sua sustentabilidade é motivo de orgulho para nós. Aqui, somos parte!

Conte com a OPT

Se deseja descobrir como as soluções OPT podem impulsionar o seu negócio, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.

Vamos conversar?